Manejo geral
Acadêmica Fabiana Rankrape
Professora Katia Atoji
O contato físico direto com o cavalo proporciona uma relação mais tranquila. O rasqueamento deve ser feito diariamente para retirar os pelos velhos e também verificar se ele tem algum ponto de maior sensibilidade. O rasqueamento sempre deve seguir o sentido do pelo, pode ser feito com os seguintes equipamentos: raspadeira de ferro, raspadeira de borracha, escovão, pente de crina.
A limpeza dos cascos deve ser feita desde os primeiros dias do potro, para habitua-lo e pelo manejo sanitário. Trabalhar com cavalos deve ser uma rotina diária, pois eles têm hábitos, onde precisa ser alimentado e exercitado, para se obtiver um melhor desempenho.
O manejo geral inicia-se com a busca do cavalo no pasto, ou baia, com a utilização de um cabresto, os quais existem uma enorme variedade de tipos.
Alguns cuidados devem ser tomados na escolha da embocadura, cabeçada, arreios, barrigueira, látegos, cincha, sobre cincha, manta, pelego, carona, baxeiro, loros e estribos, são equipamentos que quem trabalha com cavalos usa diariamente e precisa de atenção na utilização e manejo.
Antes do trabalho ou exercício recomendam-se fazer um aquecimento em passo e trote alongado 10-15 minutos, alongamentos antes da atividade física (tendões).
Para diferentes atividades diferentes recomendações, cavalos de trabalho de pista (salto, baliza, tambor e rédeas) deve-se realizar um período de trabalho exterior (cavalgadas de 40 minutos a 1 hora e meia) no mínimo uma vez por semana. Cavalos de trabalho em ambiente exterior (provas de enduro, cavalgadas, turfe), recomenda-se um período de trabalho de pista no mínimo uma vez por semana.
Quando estiver chegando ao fim das atividades deve-se diminuir a velocidade e realizar cavalgada leve em trote até o passo, observando a frequência respiratória do cavalo e evitando paradas bruscas.
Após desencilhar e desbridar recomenda-se fazer a massagem de sela, limpeza dos cascos e ducha, verificar os tendões e fazer um exame geral para verificar se esta tudo certo com o cavalo observar se as condições das baias e dos piquetes estão adequadas para segurança e bem estar dos mesmos.
Referências
CINTRA, A. G. de C. O cavalo: características, manejo e alimentação . 1.ed. São Paulo: Roca, 2010.