Resenha e transporte
Acadêmica Fabiana Rankrape
Professora Katia Atoji
Resenha registro de forma clara e simples dos principais sinais ou marcas exteriores de um animal em documento apropriado. Examinando o animal de frente, de costas e de perfil bilateralme.
Observando sinais na cabeça: redemoinhos (R) e espigas (E).
A emissão do Guia de Transporte Animal (GTA) para equídeos poderá ser feita por: médicos veterinários do MAPA, médicos veterinários dos órgãos executores de defesa animal, médicos veterinários autônomos habilitados pela superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Unidade Federativa de procedência dos animais, e outros funcionários autorizados dos órgãos executores de Defesa Sanitária Animal.
Passaporte equino, documento de identificação, porém não substitui a GTA ou a resenha que deverá ser preenchida a cada vez que o animal for submetido aos testes para Mormo e AIE (Oficio Circular DSA n° 94/2008), a qual é emitida pela Confederação Brasileira de Hipismo.
Atestado de vacinações contra Influenza Equina ou atestado emitido por Veterinário Responsável Técnico. Depende do serviço veterinário oficial do estado de destino dos animais.
Exames necessários: Anemia Infecciosa Equina (AIE), validade de 60 dias. Estão dispensados: cavalos para abate (caminhão lacrado), potros menores de 6 meses com a mãe negativa. Mormo, depende se a doença foi confirmada na UF, validade é de 60 dias. Origem onde se confirmou presença e destino: exame necessário para transporte.